-
Arquitetos: Bjarke Ingels Group
- Área: 26000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Pernille and Thomas Loof
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fazendo uma ponte entre o corredor ativo da 125th Street do Harlem e a mais silenciosa 126th Street, o The Smile é um empreendimento que abriga uma escola de enfermagem no nível da rua e apartamentos residenciais nos pavimentos superiores. Um terço dessas unidades residenciais contém unidades habitacionais acessíveis que fortalecem e proporcionam diversidade habitacional no bairro. O volume em forma de "T" oferece um conjunto diversificado de dimensões das unidades e organizações de layout, ao mesmo tempo em que fortalece a relação de conexão com os edifícios vizinhos. A parte em balanço ao sul parece pairar sobre o edifício comercial existente na 125th Street, criando um componente dinâmico na paisagem urbana.
Ao longo da 126th Street, a fachada do edifício se inclina suavemente para dentro à medida que sobe, suavizando o alinhamento da rua em um gesto elegante. Essa mudança arquitetônica permite que a massa do edifício esteja em conformidade com o zoneamento da cidade e, ao mesmo tempo, permite que a rua residencial receba mais luz solar direta. O uso de um sistema de painéis quadriculados na fachada permite janelas do chão ao teto em cada unidade, criando vistas panorâmicas da cidade. Os apartamentos têm vista para o East Harlem em direção ao Central Park, bem como vista para o norte do Rio Harlem e do Bronx.
As entradas são ladrilhadas com peças vibrantes de concreto colorido que se inspiram nos murais do bairro e proporcionam uma recepção única e animada ao edifício. Os equipamentos internos para os residentes incluem um centro fitness, sala de mídias, SPA, salões sociais e espaços de trabalho com vista para uma galeria de três andares iluminada por uma claraboia. Este espaço intersticial destaca a integração da fachada de tijolos do edifício existente e a estrutura de aço aparente do novo edifício. As comodidades da cobertura incluem banheiras de hidromassagem, piscina e decks rodeados por elementos paisagísticos que oferecem espaços para vários tipos de atividades sociais e encontros.
Enquanto o envoltório externo é feito com painéis de metal texturizado, os espaços residenciais internos apresentam uma paleta neutra e minimalista. Em todos os interiores, os espaços consistem em materiais arquitetônicos brutos em madeira, estrutura de concreto aparente e treliças de aço. Os espaços públicos combinam as linguagens do painel de metal da fachada externa e azulejos coloridos ao lado de materiais mais neutros.